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“Nosso Código de Ética não é o que praticamos todos os dias, nem um objeto de marketing para enfeitas as paredes da Empresa. É o que devemos nos esforçar por nos lembrarmos todo o tempo, nosso farol a nos orientar em nossa viagem e a nos corrige todo o tempo.”
Roberto Francisco de Souza – CEO
1. INTRODUÇÃO
Este Código norteia o trabalho, relações interpessoais e conduta ética que os sócios, gestores e todos os profissionais e corporações que se relacionam com a KUKAC adotam para:
● Melhoria dos resultados;
● Elevação da qualidade de nossos produtos e serviços;
● Elevação da qualidade de vida dos colaboradores;
● Contribuir na formação de uma sociedade livre, justa e solidária.
Seu cumprimento revela o compromisso profissional e cidadão de todos os envolvidos e o seu descumprimento os sujeita a ações disciplinares ou administrativas, inclusive demissão por justa causa, cancelamento de contratos com clientes, fornecedores ou colaboradores externos ou outras medidas cabíveis, onde é sempre assegurada a ampla defesa e o necessário sigilo.
2. NOSSOS PRINCÍPIOS
Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem asregras pelas quais a KUKAC deve se orientar. São incontestáveis(Baseado em Jerônimo Mendes).
Acreditamos e defendemos os preceitos do amor, da felicidade, da liberdade, da igualdade, da paz e da justiça como anseio e direito de todo ser humano.
3. NOSSOS VALORES
Valores são padrões sociais aceitos pela KUKAC e dependem basicamente de nossa cultura empresarial. São pessoais, subjetivos e, acima de tudo, mutáveis. O que vale para uma organização não vale necessariamente para outra. Sua aplicação pode ou não ser ética e depende do caráter ou da personalidade dos dirigentes da Empresa que os adotam (Baseado em Jerônimo Mendes).
1. Respeitado este código, a legislação vigente e os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, tudo pode e deve ser questionado na busca da melhoria contínua.
A Empresa se compromete a dar respostas que, uma vez dadas, devem receber o melhor esforço de todos em sua consecução;
2. Focamos na satisfação do cliente;
3. Desejamos resultados financeiros obtidos de um trabalho realizado com prazer e em ambiente agradável, harmonioso, colaborativo e estimulante;
4. Cuidamos uns dos outros e resolvemos problemas com tranquilidade, alegria e de forma coletiva, sem deixar de valorizar a capacidade individual;
5. Buscamos a simplicidade na agilidade, diversidade de soluções, criatividade e clareza;
6. Comprometemo-nos com o aprendizado contínuo;
7. Buscamos a remuneração adequada, dentro da realidade financeira da Empresa;
8. Relacionamo-nos com indivíduos e organizações de forma Ética;
9. O eventual desligamento de um colaborador se dá de forma clara, tranquila e respeitosa, valorizando suas habilidades;
10. Selecionamos com cuidado a informação que faça sentido para a realização de nossa missão, filtrando as demais;
11. Somente usamos tecnologias que melhorem nossa capacidade de compreensão, análise e o desempenho de nossos processos;
12. Todas as informações da Empresa são armazenadas em seus próprios contextos, com acesso coletivo e nunca em repositórios locais ou isolados;
13. Acreditamos em nossa responsabilidade social em agir, cobrar e denunciar.
4. PERFIL KUKACKER – OCEAN
OCEAN é o ACRÔNIMO da teoria BIG 5 quanto a seus cinco grandes fatores (OPENESS [abertura], CONSCIENTIOUSNESS [conscienciosidade], EXTROVERSION [extroversão], AGREEABLENESS [amabilidade] e NEUROTICISM [neuroticismo ou instabilidade emocional].
Considerando esta teoria o perfil socioemocional de um Kukacker, recomendado, fica expresso pelo
ACRÔNIMO : O+C++E?A+N-
5. DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO
As diretrizes de relacionamento esclarecem como nossos Princípios, Valores, Competências e Mindset serão usados em situações específicas de relacionamento com os diversos stakeholders da Empresa.
Nas relações com a sociedade, valorizamos e defendemos:
● A dignidade do ser humano, suas liberdades individuais e sua vida privada;
● A soberania nacional, a livre concorrência, a propriedade privada e sua função social;
● O Código de defesa do consumidor;
● O meio ambiente;
● A integridade e a honestidade.
Nas relações com os clientes e fornecedores, valorizamos e defendemos:
● Suas opiniões, considerando-as na melhoria contínua de serviços e produtos;
● Nossos processos padronizados de atendimento;
● A cordialidade e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes;
● A oferta de alternativas que viabilizem a satisfação deles;
● A confidencialidade das informações recebidas;
● O cumprimento de suas normas de conduta, informando-nos de quais sejam, desde
que não conflitem com o presente código;
● Os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da KUKAC.
Nas relações com os fornecedores, damos preferência:
● Aos que possuam princípios de mesma natureza que os da nossa Empresa;
● Aos que respeitem a dignidade humana e preservem o meio ambiente;
● Aos que apresentem idoneidade e cumpram a lei;
● Aos que maximizem nosso resultado com seu desempenho técnico, profissional e ético;
● Aos que conheçam e valorizem este Código de Ética.
Nas relações com os colaboradores e consultores, valorizamos e defendemos:
● O compromisso e a responsabilidade;
● As boas práticas, a inovação e a proatividade;
● O direito de participar, sugerir, criticar, reclamar e negociar, visando aprimorar a qualidade do trabalho, sempre através dos canais constituídos neste documento;
O conhecimento comprovado na prática ou por títulos acadêmicos;
● A capacitação contínua para o melhor desempenho de nossas funções e
desenvolvimento humano;
● O direito de ir e vir, a honestidade, a cooperação, a diversão e a amizade;
● O respeito às pessoas, animais e ao meio ambiente;
● O plano de cargos e salários, divulgando-o, esclarecendo-o e compreendendo-o;
● A formalização legal e declarada dos serviços e as leis trabalhistas;
● O interesse da Empresa, mantendo sob sigilo suas informações estratégicas;
● O pronto reconhecimento de nossos erros, comunicando-os pelos canais competentes;
● A denúncia de condutas contrárias às orientações da Empresa;
● A hierarquia e o poder diretivo;
● A aplicação de correções adequadas;
● A contínua preservação do patrimônio da Empresa e de terceiros;
● A saúde, para estarmos com amplas condições de trabalho e qualidade de vida.
6. DIRETRIZES DE COMPORTAMENTO
As diretrizes de comportamento esclarecem como nossos Princípios, Valores, Competências e Mindset serão usados em situações específicas de comportamento no dia a dia. Abstemo-nos: (salvo autorizados, sem privacidade e sem ônus para a Empresa)
● Do uso do endereço corporativo para receber quaisquer objetos particulares;
● Do uso dos serviços da Empresa para fins particulares;
● Do uso de tecnologias, metodologias ou quaisquer propriedades intelectuais da
Empresa para fins não afeitos ao trabalho, mesmo filantrópicos;
● De receber benefícios pessoais de qualquer natureza;
● De realizar ações individuais ou coletivas que prejudiquem a imagem da Empresa;
Consideramos:
● Propriedade da Empresa o produto intelectual desenvolvido no curso do nosso trabalho;
● A participação em vendas de produtos e serviços da Empresa como benefício que cessa após deixarmos o quadro de colaboradores;
Comprometemo-nos:
● A apurar violações ao código com garantia de ampla defesa e total sigilo;
● A ler, compreender e cumprir as Instruções Normativas da Empresa, à qual declaramos ter acesso;
● A submeter à avaliação de conveniência da Empresa eventual oportunidade de exercício de atividade remunerada paralela;
● A orientar outros colaboradores sobre situações que representam dilemas éticos;
● A comunicar, pelos canais aqui constituídos, críticas sobre a Empresa e seus
membros, antes de levá-las a terceiros;
7. RESPONSABILIDADES DOS GESTORES
As responsabilidades dos gestores definem aspectos de sua função, comuns a todos eles, que se espera que cumpram no desempenho diário dela.
● Garantir que sua equipe conheça e aplique este Código, apoiando a disseminação da cultura KUKACKER;
● Respeitar colaboradores ou terceiros com quem interajam e abster-se de qualquer conduta que possa ser caracterizada como abuso de poder, assédio moral ou sexual;
● Promover um ambiente de trabalho instigante, inclusivo e colaborativo e não fazer qualquer diferenciação em função de características pessoais de clientes, colaboradores, candidatos ou terceiros;
● Manter comunicação contínua, clara e transparente com sua equipe, sempre alinhada aos objetivos e cultura da Empresa;
● Preservar a integridade das informações com que tiverem contato devido a sua posição e jamais utilizá-las em benefício próprio;
● Tomar decisões e empregar recursos ou ativos tangíveis e intangíveis da Empresa de acordo com as normas previamente estabelecidas e com os objetivos de negócio da Empresa, abstendo-se de qualquer ação em razão de afinidade ou qualquer tipo de favorecimento individual;
● Abster-se de qualquer prática de suborno ou corrupção pública e privada e atuar por sua não ocorrência, dentro das possibilidades de ação da Empresa.
8. CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Devemos tratar nossas questões internamente, resolvendo dúvidas e informando à Empresa sobre atos praticados em desacordo a este Código de Ética e Conduta, utilizando os seguintes meios e nesta ordem:
● Seu Gestor: para preocupações e problemas relacionados a processos, procedimentos, estratégia de trabalho e demandas pessoais. Para reflexões, sugestões, críticas e reclamações a respeito da Empresa e seus membros, inclusive sócios. Caso seja necessário, procure a área de Gestão de Pessoas;
● A área de Gestão de Pessoas: para questões relacionadas ao ambiente e condições de trabalho, de relacionamento, quando avaliar que não deva tratar diretamente com seu gestor. Para reflexões, sugestões, críticas e reclamações a respeito da Empresa e seus membros, inclusive sócios.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
● Este Código de Ética se aplica a todos os sócios, gestores, colaboradores e todos os profissionais e corporações que se relacionam com a KUKAC;
● Todos os colaboradores devem ler e compreender este código de ética e conduta;
● Após a leitura e compreensão dele, os colaboradores devem assinar o Termo de Compromisso e Aceite anexo ao mesmo;
● Em caso de dúvidas acerca de algum tema aqui tratado, o colaborador deve solicitar ajuda ao seu gestor e/ou a área de Gestão de Pessoas;
● Este Código de Ética terá vigência a partir da data de sua aprovação e divulgação pela Empresa;
● Em caso de violações a este Código de Ética e Conduta a KUKAC adotará medidas disciplinares, ou administrativas, inclusive demissão por justa causa, cancelamento de contratos com clientes, fornecedores ou colaboradores externos ou outras medidas cabíveis, onde será sempre assegurada a ampla defesa e o necessário sigilo;
● No caso de violação de leis a KUKAC irá informar e cooperar totalmente com as autoridades competentes.
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