Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA da KUKAC

1. INTRODUÇÃO

Este Código norteia o trabalho, relações interpessoais e conduta ética que os sócios, o corpo
diretivo e todos os profissionais e corporações que se relacionam com a Kukac adotam para:

  • Melhoria dos resultados;
  • Elevação da qualidade de nossos produtos e serviços;
  • Elevação da qualidade de vida dos colaboradores;
  • Contribuir na formação de uma sociedade livre, justa e solidária.


Ele reflete nossas aspirações na valorização do trabalho e da livre iniciativa, como a melhor
forma de harmonizar o capital e a mão-de-obra.
Seu cumprimento revela o profissionalismo esperado destes profissionais e o seu
descumprimento os sujeita a ações disciplinares ou administrativas, inclusive demissão por
justa causa, cancelamento de contratos com clientes, fornecedores ou colaboradores externos
ou outras medidas cabíveis, onde é sempre assegurada a ampla defesa e o necessário sigilo.


2. NOSSOS VALORES

  • Buscamos valores Cristãos;
  • Relacionamo-nos com indivíduos e organizações de forma Ética;
  • Focamos a satisfação do cliente;
  • Buscamos a Simplicidade na agilidade, diversidade de soluções, criatividade e clareza;
  • Valorizamos a imagem pela organização, cordialidade, limpeza pessoal e ambiental;
  • Construímos sempre um ambiente de trabalho harmonioso e com atuação em equipe;
  • Buscamos a remuneração adequada, dentro das possibilidades da Empresa;
  • Acreditamos em nossa responsabilidade social no agir, no cobrar e no denunciar.


3. NOSSOS PRINCÍPIOS

  • Respeitado este código e os direitos e deveres dos empreendedores, tudo pode e deve ser questionado na busca da melhoria contínua (Essência);
  • Desejamos resultados financeiros obtidos de um trabalho realizado com prazer e em ambiente agradável, belo e estimulante (Estética e Prazer);
  • Cuidamos uns dos outros e resolvemos problemas de forma coletiva, sem deixar de valorizar a capacidade individual (Cuidado);
  • Parte de nosso trabalho é a solução de problemas e buscamos sua solução com tranquilidade e alegria (Alegria);
  • A solução dos problemas que enfrentamos depende também de nossa fé no futuro e em Deus, a Essência Final (Fé);
  • Nem todo profissional se identifica com nossa organização e sua eventual saída se dá de forma clara, tranqüila e respeitosa, valorizando suas habilidades (Seleção Natural);
  • Selecionamos com cuidado a informação que faça sentido para a realização de nossa missão, filtrando as demais (Filtros);
  • Limitamos a quantidade e tamanho dos repositórios em que depositamos informações à nossa capacidade de análise (Repositórios);
  • Todas as informações da Empresa são armazenadas em seus próprios contextos, com acesso coletivo e nunca em repositórios locais ou isolados (Contexto);
  • Somente usamos tecnologias que melhorem nossa capacidade de compreensão e análise e o desempenho de nossos processos (Amplificação);
  • Estes princípios são usados de forma conjunta e equilibrada, visando o equilíbrio estável da organização (Equilíbrio).


4. Nas relações com a sociedade, valorizamos e defendemos:

  • A dignidade do ser humano, suas liberdades individuais e sua vida privada;
  • A soberania nacional, a livre concorrência, a propriedade privada e sua função social;
  • O código de defesa do consumidor;
  • O meio ambiente;
  • A integridade e a honestidade.


5. Nas relações com os clientes e fornecedores, valorizamos e defendemos:


  • Suas opiniões, considerando-as na melhoria contínua de serviços e produtos;
  • Nossos processos padronizados de atendimento;
  • A cordialidade e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes;
  • A oferta de alternativas que viabilizem a satisfação dos mesmos;
  • A confidencialidade das informações recebidas;
  • O cumprimento de suas normas de conduta, informando-nos de quais sejam, desde que não conflitem com o presente código;
  • Os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da KUKAC.


6. Nas relações com os fornecedores, damos preferência:

  • Aos que possuam princípios de mesma natureza que os da nossa Empresa;
  • Aos que respeitem a dignidade humana e preservem o meio ambiente;
  • Aos que apresentem idoneidade e cumpram a lei;
  • Aos que maximizem nosso resultado com seu desempenho técnico, profissional e ético;
  • Aos que conheçam e valorizem este código de ética.

7. Nas relações com os colaboradores e consultores,

Valorizamos e defendemos:

  • O compromisso e a responsabilidade;
  • As boas práticas, a inovação e a proatividade;
  • O direito de participar, sugerir, criticar, reclamar e negociar, visando aprimorar a qualidade do trabalho, sempre através dos canais constituídos neste documento;
  • O conhecimento comprovado na prática ou por títulos acadêmicos;
  • A capacitação contínua para o melhor desempenho de nossas funções;
  • O direito de ir e vir, a honestidade, a cooperação, a diversão e a amizade;
  • O respeito às pessoas, animais e ao meio ambiente;
  • O plano de cargos e salários, divulgando-o, esclarecendo-o e compreendendo-o;
  • A formalização legal e declarada dos serviços e as leis trabalhistas;
  • O interesse da Empresa, mantendo sob sigilo suas informações estratégicas;
  • O pronto reconhecimento de nossos erros, comunicando-os pelos canais competentes;
  • A denúncia de condutas contrárias às orientações da Empresa;
  • A hierarquia e o poder diretivo;
  • A aplicação de correções adequadas;
  • A contínua preservação do patrimônio da Empresa e de terceiros;
  • A saúde, para estarmos com amplas condições de trabalho e qualidade de vida;

Abstemo-nos: (salvo autorizados, sem privacidade e sem ônus para a Empresa)

  • Do uso do endereço corporativo para receber quaisquer objetos particulares;
  • Do uso dos serviços da Empresa para fins particulares;
  • Do uso de tecnologias, metodologias ou quaisquer propriedades intelectuais da Empresa para fins não afeitos ao trabalho, mesmo filantrópicos;
  • De receber benefícios pessoais de qualquer natureza;
  • De realizar ações individuais ou coletivas que prejudiquem a imagem da Empresa;

Consideramos:

  • Propriedade da Empresa o produto intelectual desenvolvido no curso do nosso trabalho;
  • A participação em vendas de produtos e serviços da Empresa como benefício que cessa após deixarmos seu quadro de colaboradores;
  • O acesso e permanência de visitas pessoais a Empresa como eventual, esclarecido à chefia imediata, não devendo impactar atividades de trabalho;

Comprometemo-nos:

  • A revisar periodicamente este código, garantindo-lhe atualidade e a pertinência;
  • A apurar violações ao código com garantia de ampla defesa e total sigilo;
  • A ler, compreender e cumprir as Instruções Normativas divulgadas na Intranet da Empresa, à qual declaramos ter acesso;
  • A submeter à avaliação de conveniência da Empresa eventual oportunidade de exercício de atividade remunerada paralela;
  • A Orientar os colaboradores sobre situações que representem dilemas éticos;
  • A comunicar, pelos canais aqui constituídos, críticas sobre a Empresa e seus membros, antes de levá-las a terceiros;
  • A ler, compreender, cumprir, divulgar e assinar o presente código.

8. Como instrumentos de relacionamento com a Empresa, usamos:


  • A Hierarquia: Colaboradores diretos ou indiretos, estão livres para contatar seus superiores imediatos ou contratantes diretos para reflexões, sugestões, críticas e reclamações a respeito da Empresa e seus membros, inclusive sócios;
  • Os Profissionais de Recursos Humanos: Os colaboradores estão livres para contatar os profissionais de recursos humanos da Empresa para reflexões, sugestões, críticas e reclamações a respeito da Empresa e seus membros, inclusive sócios;
  • A Ouvidoria: Os colaboradores são periodicamente convidados a participar de um processo de ouvidoria interna conduzido pela área de recursos humanos, em 360 graus;
  • A Intranet, através dos instrumentos “Nossos sucessos” e “Quero Sugerir”: Os colaboradores diretos têm acesso à intranet da Empresa, que é também seu meio de comunicação para comemorar vitórias, elogiar e sugerir, respeitado o presente código;
  • Programa de Desenvolvimento Pessoal (PDP): Os colaboradores diretos têm acesso a um Programa de Desenvolvimento Pessoal, PDP, formal e assinado pelos envolvidos, como forma de aprimoramento profissional, que se dá por iniciativa do colaborador ou da Empresa, tem duração mínima de três meses e é conduzido pelo colaborador, por seu superior imediato, pela área de RH e, quando necessário ou solicitado, por um tutor nomeado em comum acordo entre Empresa e colaborador, devendo este último ser colaborador direto que aceite formalmente esta designação. Recomenda-se que NOVOS colaboradores diretos passem por um PDP;
  • A assembléia de Funcionários: Todos os colaboradores diretos estão convidados a participar de assembléia mensal, em caráter não obrigatório, onde problemas de natureza coletiva são abertamente discutidos. Previamente agendada, ela é presidida por um colaborador direto, cedendo a Empresa uma hora de expediente e os participantes uma hora do horário de almoço. Uma ata é lavrada, divulgada e acompanhada nas assembléias seguintes, comprometendo-se a Empresa a fornecer respostas formais, mesmo que estas indiquem a impossibilidade de encaminhamento do problema discutido.